(17) 3323-1433
(67) 99283-1275
A APOTEX BRASIL surgiu em 18 de novembro de 2014 por um grupo de produtores que não se sentiam representados por Associações Mistas (compostas por produtores e beneficiadores).
Desde 2012 alguns produtores de diferentes regiões do País, começaram a demonstrar descontentamento sobre a representação política e classista que havia se estabelecido nas Associações que existiam e a vontade de mudança e de ter uma voz única e exclusivamente que representasse só os interesses dos produtores, fez com que a Associação ganhasse vida e produtores de borracha de diferentes estados (SP, MG, GO, MS, TO) se unissem na composição da Nova Associação, e a mesma se tornasse a primeira Associação Nacional de produtores de látex e borracha.
No estatuto de fundação existe uma cláusula que proíbe a participação de qualquer produtor que também seja comprador e beneficiador de borracha na Associação. Esta regra foi criada para que os Valores, os Objetivos e a própria motivação de falta de representatividade do setor produtivo, não viesse acontecer no futuro. A APOTEX acredita que maior que a União palavra muito pregada no setor, a UNIDADE seja primordial.
Não adianta termos união, se não tivermos unidade! Unidade só teremos quando os elos da Cadeia forem representados por entidades que representem os interesses de cada um. Nem sempre os interesses de produtores e beneficiadores serão os mesmos, na maioria das vezes, estes serão conflitantes.
Desde a criação da Associação, temos conseguido cumprir nossos objetivos, sendo que o principal deles é reunir o maior número de produtores e discutir com eles as diretrizes da nossa luta e o que realmente fará a diferença para nós produtores. No começo, um grupo de venda de borracha (pool de venda) foi montado e um preço melhor foi conseguido para produtores que negociavam junto sua produção. Após alguns anos a Associação apoiou membros na criação de uma Cooperativa de venda de borracha para que desta forma, os ganhos e as negociações pudessem ser melhores e garantir a sobrevivência do produtor no momento de crise que estamos vivendo. Juntamente com o Presidente da Câmara Setorial de Borracha Estadual, na época “Luciano Della Nina” a Associação participou ativamente dos trabalhos junto ao IEA (Instituto de Economia Agrícola) para elaboração do custo de produção da borracha natural no estado de São Paulo e outros estados. Para que este valor fosse levado ao Governo e que servisse de base para pedirmos uma revisão na forma de remuneração do heveicultor brasileiro, pois nosso custo e produção é muito maior do que o dos países Asiáticos. Não temos como competir com eles se algumas mudanças no sistema não forem feitas.
A Associação participa em todos os Fóruns de discussão de borracha natural e através de estudos que vêm contratando, vídeos que vem produzindo e reuniões com Governo, Ministérios e políticos em geral vêm conseguindo mostrar a realidade que o setor produtivo está enfrentando, a importância da cultura para o País e o que o desabastecimento de borracha ocasionaria. Vale salientar que desde sua criação, nenhum membro recebe salário ou qualquer tipo de remuneração. A contribuição e o tempo que cada um dispõe em prol da Associação é voluntário. Muitas lutas foram travadas durante estes anos e muitas vitórias para os produtores foram conseguidas. A União do setor produtivo numa só voz que se faz ouvir por meio no nome APOTEX BRASIL é a maior delas.